Relatório de estagio
Relatório crítico de actividades é, segundo o Dec. Lei 437/91 de 8 de Novembro cit. por LOFF, 1999, um documento escrito que integra o processo de avaliação do desempenho consignado pela actual carreira de enfermagem. Este funciona como uma reflexão por parte do enfermeiro acerca do seu próprio desempenho. Assim, permite descrever, perante aqueles que o vão avaliar, as actividades que contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, os factores que influenciaram o seu rendimento, as suas necessidades formativas. No âmbito do estágio Ensino Clínico III em Cuidados de Saúde Primários, do 4º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem, no Centro de Saúde de Miranda do Douro, compreendido entre 16 de Fevereiro a 30 de Abril de 2009, foi-nos solicitada a elaboração de um relatório crítico de actividades.
“O centro de saúde é uma unidade integrada polivalente e dinâmica, prestadora de cuidados primários que visa a promoção e vigilância da saúde, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, dirigindo, globalmente, a sua acção ao indivíduo, à família e à comunidade.” (Despacho Normativo n.º 97/83).
Os cuidados de saúde primários são o pilar central do sistema de saúde e os centros de saúde são a sua base institucional. Estes cuidados de saúde proporcionam o primeiro nível de contacto dos indivíduos, família e comunidade com o sistema de saúde, permitindo a aproximação da assistência de saúde o mais possível dos locais onde a população vive e trabalha e constituem o primeiro elemento de um processo permanente de assistência de saúde. A seguinte definição de cuidados de saúde primários foi proposta na declaração de Alma Ata: “Estes consistem na prestação de assistência de saúde essencial, baseada em métodos e técnicas práticas, apropriadas sob o ponto de vista científico e aceitáveis socialmente, postas ao alcance de todas as unidades e famílias das comunidades,