Relatório de ensaio de tracção
Licenciatura em Engenharia Mecânica
U. C. Materiais
1º Ano / 1º Semestre de 2013/2014
Relatório de Ensaio de Tracção
Propriedades Mecânicas dos Materiais
Índice
1. Introdução
O ensaio de tracção é um dos ensaios destrutivos mais frequente utilizado, que por fornecer dados para o projeto, sobre a resistência dos materiais, quer como ensaio de controle de qualidade de materiais ou produtos.
A sua larga utilização, fica a dever-se a relativa facilidade de execução e a reprodutibilidade das propriedades determináveis.
O ensaio consiste em submeter um provete de geometria definida a um esforço crescente de tracção, aplicado continuamente até a rotura e em simultâneo registar o alongamento do provete em função da força aplicada.
2. Objectivo
Caracterização e realização de ensaio de tração convencional, em provetes metálicos de aço macio tendo em vista a determinar as algumas propriedades mecânicas do material, tais como Tensão de Rotura (σr), Tensão limite de elasticidade (σe), Alongamento após rotura (ε), Módulo de Elasticidade (E), Módulo de Resiliência (UR), Módulo de Tenacidade (UT) .
3. Equipamentos e Materiais
3.1. Equipamento de teste
Para realização dos ensaios de tracção foi utilizado o equipamento de teste modelo Autograph AG-SI Series na marca Shimadzu, com célula de carga com capacidade máxima de 10N.
3.2. Material de teste
Para o ensaio de tracção utilizou-se dois provete de aço macio com secção inicial de S0 = 12,4 x 0,8 mm = 9.92 mm2 e um comprimento inicial de 50 mm
4. Metodologia
Após a realização do ensaio utilizamos os dados obtidos e os gráficos, para determinarmos as propriedades mecânicas do material através das seguintes formulas:
4.1. Tensão de Rotura (σr)
A tensão de rotura corresponde à tensão para a qual existe fractura do