Relatório de dilatação
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DILATAÇÃO TÉRMICA
Aluno: Turma: M
Professor:
14 de setembro de 2011
OBJETIVOS:
* Encontrar o coeficiente de dilatação linear de cada sólido.
MATERIAIS: * Dilatômetro; * Tubos ocos de aço, alumínio e latão; * Relógio comparador; * Quitasato (pyrex); * Termômetro; * Fita métrica; * Fogareiro elétrico.
INTRODUÇÃO: Em seguida, será apresentado um acontecimento muito comum no cotidiano do homem moderno, a dilatação. Por exemplo, dilatação linear dos trilhos de trem, por isso eles devem ser devidamente espaçados, o mesmo ocorre com a dilatação superficial dos azulejos nas paredes. Garrafas de cerveja cheias quando colocadas em temperaturas baixas se quebram, pois o líquido aumenta o seu volume, aumentando a pressão interna e etc. Dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, causando aumento no grau de agitação de suas moléculas e consequente aumento na distância média entre as mesmas. Na dilatação linear ΔL é dado por: ΔL = α L0 ΔT. Onde o ΔL = L – L0 (comprimentos), α é o coeficiente de dilatação linear ao qual deseja-se determinar e ΔT a variação da temperatura do tubo. Na prática a seguir, usaremos o dilatômetro que é um aparelho utilizado para determinação do coeficiente de dilatação linear de sólidos em forma de tubos. Deseja-se determinar o coeficiente linear (α) de cada substância. Para isso, o tubo, da substância ao qual deseja-se determinar o α, é aquecido pelo vapor d’água, provindo da evaporação da água líquida dentro do Quitassato. Ao ser aquecido, o tubo oco se dilata e pressiona o relógio comparador, que registra a dilatação ΔL. | |
|
PROCEDIMENTO: Na montagem do equipamento necessário para a prática a seguir, suspenda o tubo escolhido nas hastes de sustentação do dilatômetro.
Fixe o tubo na haste próxima à entrada de vapor de água e deixe a outra extremidade