Relatório de Colisões
Relatório de Física A
Colisões
Lucas Menezes;Irênio , Jade
Introdução
Colisão é um evento único onde uma grande força atua em cada um de dois ou mais corpos que interagem em um determinado e curto espaço de tempo. No dia-a-dia, colisão pode ser entendida como o choque entre um ou mais sólidos.
Em uma situação convencional a análise da colisão não se dá tão facilmente, em primeiro lugar pela velocidade em que ocorre, e seguramente pelas forças reacionárias uma vez que a força atrito tal como resistência do ar (a segunda sendo de muito menor influência) desempenham um papel de equilíbrio no sistema (lei da ação e reação), impedindo que, por exemplo, o momento definido como seja conservado, sendo essa grandeza de extrema importância para o calculo da colisão. Para minimizar a reação ao máximo possível, em laboratório é utilizado um colchão de ar que “anula parcialmente” o atrito, conservando o momento.
Teoricamente ha três situações possíveis para os casos de colisão:
Colisão elástica; nesse tipo de colisão há conservação de energia e de momento.
Colisão parcialmente elástica; O sistema absorve energia de alguma forma (calor; barulho; e etc...), ou seja, há perda de energia.
Colisão inelástica; Nesse tipo de colisão a energia é muito reduzida, pois a perca energética é a pior possível.
É também importante destacar que a analise é feita em duas dimensões apenas, pela natureza do software utilizado.
Buscando relatar o que ocorreu no laboratório de física A, no dia 17 de Dezembro de 2014, a pedido da professora Ana F. Maia, faz-se aqui em síntese escrita, todo o experimento.
Objetivos
Comprovar a veracidade dos comportamentos teóricos em relação à prática das colisões elásticas, semielásticas e inelásticas em campo (2 dimensões); Verificar o princípio de conservação de momento linear e energia cinética através do choque; Entender o princípio de classificações para colisões em um