Relatorio de Colisoes
Introdução
O presente trabalho, feito pelas estudantes cujos nomes foram mencionados na capa, é o relatório do trabalho laboratorial sobre Colisões entre duas Esferas Metálicas. Este relatório ilustra e explica todos os procedimentos usados no laboratório, os dados lá obtidos, a aplicação da teoria de erros a esses dados e os cálculos feitos para verificar e provar a lei de conservação da quantidade de movimento numa colisão.
Na linguagem do dia-a-dia, uma colisão ocorre quando objectos sofrem um impacto contra o outro. Em nossa experiência diária as coisas que colidem podem ser bolas de bilhar, um martelo e um prego e até mesmo automóveis. Quando existe uma colisão dois corpos exercem forças de grande intensidade um sobre o outro, por um intervalo de tempo relativamente curto. Neste relatório serão estudadas as leis de conservação de energia e da quantidade de movimento numa colisão para predizer os seus resultados e entender as interacções entre corpos em colisão.
Objectivos
Descrever, através da análise das grandezas físicas envolvidas, colisões entre dois corpos em movimento unidimensional;
Verificar experimentalmente a lei de conservação da quantidade de movimento numa colisão entre duas esferas metálicas;
Estudar as leis de conservação de energia e da quantidade de movimento numa colisão para predizer os seus resultados e entender as interacções entre corpos em colisão.
Determinar o valor do coeficiente de restituição no sistema formado pelas esferas;
Classificar a colisão entre as esferas, através da análise do seu coeficiente de restituição.
Resumo Teórico
Colisão é um evento isolado, no qual dois ou mais corpos em movimento exercem forças relativamente fortes entre si, por um tempo relativamente curto. O principio básico duma colisão é o facto de que o movimento das partículas que se chocam varia de forma brusca durante a aproximação das mesmas. Quando dois corpos colidem entre si ocorrem