Relatório de cmc
Curso Farmácia
Campus Arapongas
Trabalho de CMC
Diego Henrique Locuman Anna Camila Souza Sergio Augusto
Comunicação celular
1. As células possuem um sistema de geração, transmissão, receptores e respostas, uma célula influencia no comportamento das outras. A sinalização celular é importante para a formação de tecidos, multiplicação celular, fagócitos, síntese de anticorpos, formação de leucócitos para a defesa do organismo e coordenação do metabolismo. A comunicação entre células é feita por moléculas informacionais. A habilidade que as células possuem em perceber corretamente e responder ao seu ambiente envolvente forma a base do desenvolvimento da reparação de tecidos, da imunidade e de outras funções de homeostasia em tecidos.
2. Para acontecer algumas comunicações de célula a célula é preciso que estejam em contato direto, Algumas células fazem a conexão do seu citoplasma através de junções comunicantes.
E um exemplo de sinalização justácrina é a via de sinalização Notch ,que duas células adjacentes tem que ter contato físico para ter o processo da comunicação.
Já alguns tipos de comunicação celular não é preciso que tenha contato direto com outras células, como a comunicação endócrina, parácrina e autócrina, que são feitas através de moléculas de sinalização.
3. Comunicação endócrina: A comunicação endócrina acontece quando hormônios produzidos pelas células que estão presente nas glândulas endócrinas são liberados na corrente sanguínea, e são receptados por difusão pelas células com receptores específicos.
A grande parte dos hormônios é hidrossolúvel, e agem em receptores presentes na membrana das células, mas a hormônios que são lipossolúveis, estes penetram nas células e se prendem em receptores presentes no citoplasma, os hidrossolúveis tem uma ação mais curta, já os lipossolúveis tem uma ação mais prolongada.
Comunicação parácrina. Tem