relatorio de cmc
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
HELDERLENE SILVA DO ROSARIO
JANETE ROSALIA DA SILVA DO COUTO
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS MOLECULARES E CELULARES
Relatório apresentado à disciplina Ciências Moleculares e Celulares valerá uma parte da prova parcial e requisito avaliativo para obtenção de nota parcial Bimestral, do curso de Bacharelado em Enfermagem da faculdade de Macapá-Fama. Sob Orientação da Profª. M.Sc. Lana Oliveira.
Macapá
2014
1- INTRODUÇÃO
Os fungos pertencem ao reino Fungi, são seres vivos, formados por uma ou mais células, são heterotróficos, não possuem clorofila ou qualquer outro pigmento que lhes possibilite utilizar luz como fonte de energia. São eucariontes, apresentam núcleo envolvido pela membrana nuclear. Os fungos apresentam estruturas microscópicas e macroscópicas e seus principais representantes são os bolores, mofos, levedos, cogumelos de chapéu (conhecidos popularmente como Champignon).
Nesse trabalho o fungo utilizado foi o mofo também chamados de bolores, que surge através dos espórios, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os espórios preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução. Em função desta característica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes úmidos se agrupam em pães, frutas e vegetais, buscando alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento.
Um tipo de mofo muito comum é o bolor de pão quer foi utilizado no laboratório para visualizar as suas estruturas celulares através do microscópio que é um instrumento formado por um sistema de lentes e uma fonte de luz capaz de aumentar a imagem de um objeto cerca de 1500 vezes, sem prejudicar sua nitidez. Ele é muito utilizado para ampliar imagens que não são vistas a olho nu.
AS PARTES DO MICROSCÓPIO SÃO:
Lente ocular é constituída por duas lentes que ampliam a imagem formada pelas objetivas e ajusta possíveis deficiências