Relatório de circuitos elétricos
Os circuitos RC são muito aplicados em corrente alternada senoidal com a finalidade de proporcionar defasagens entre tensões ou correntes e também como acoplamento entre estágios amplificadores. Mas existe ainda outra aplicação para os circuitos RC relacionada com equipamentos e instrumentação e controle industrial. Neste tipo de equipamento o resistor e o capacitor são usados em circuitos integradores e diferenciadores recebendo pulsos na entrada e fornecendo sinais de controle e disparo para controle de motores, válvulas, solenóides, relés, etc.
Nesta atividade de prática supervisionada projetamos quatro circuitos, calculamos a freqüência de corte de cada circuito. Logo após ajustamos o gerador de funções para os três tipos de onda numa freqüência f = fc/10 e f = fc*10. Posteriormente ativamos cada circuito, e fizemos as anotações necessárias expostas no desenvolvimento do relatório da atividade. De forma adjunta apresentamos as formas de onda de entrada e de saída.
CIRCUITO DIFERENCIADOR
É essencialmente um circuito filtro passa alta (FPA) operando muito abaixo da freqüência de corte.
CIRCUITO PASSA-ALTA
Um circuito é dito passa-alta quando as componentes de alta freqüência da função de excitação vs(t) ou is(t) são menos atenuados do que as de baixa freqüência.
No caso extremo, CC(freqüência nula), o sinal é completamente suprimido e ausente na saída. Circuitos passa-alta são, pois, eliminadores de corrente contínua.
CIRCUITO INTEGRADOR
Fundamentalmente é um circuito filtro passa baixa (FPB) operando muito acima da freqüência de corte.
CIRCUITOS PASSA-BAIXA
Um circuito é dito passa-baixa quando as componentes de baixa freqüência da função de excitação vs(t) ou is(t) são menos atenuadas do que as alta freqüência.O circuito é chamado passa-baixa porque o indutor oferece baixa reatância às correntes de baixa freqüência e dificulta a passagem das correntes de alta freqüência. O conceito de filtro