Relatório de circuitos elétricos
Circuitos Elétricos/Profª Danyelle Mousinho
1º Ano do Curso Técnico Integrado de Eletrônica-1IELN
Relatório da Atividade Prática 05 – Circuito Série, Paralelo e Misto
Reinaldo Lima Mendonça Júnior
Aracaju
2014
1. Fundamentação Teórica
A atividade prática foi baseada nos conceitos de associação de resistores e de medição de tensão e corrente. Os resistores podem ser associados de três formas, que são: associação em série, associação em paralelo e associação mista.
Associação em série
Associação em série é o tipo de associação onde os resistores são ligados um em seguida do outro, de modo a serem percorridos pela mesma corrente elétrica. No Protoboard essa associação é feita colocando apenas um terminal de cada resistor na mesma fileira para indicar que naquele ponto ambos estão conectados.
A tensão elétrica total é igual a soma das tensões de cada resitor, ou seja, Vt = V1 + V2 + Vn.
E a resistência equivalente é dada pela soma de todas as resistências envolvidas no circuito, ou seja, Req = R1 + R2 + Rn. É importante ressaltar que a resistência equivalente sempre será maior que o valor de apenas um resistor.
Associação em paralelo
Associação em paralelo é o tipo de associação em que os resistores são ligados um do lado do outro, de forma que todos fiquem submetidos a mesma diferença de potencial. No protoboard essa associação é feita colocando ambos os terminais dos resistores nas mesmas linhas para indicar que nos dois pontos eles estão conectados.
A corrente elétrica total é dada pela soma da corrente que atravessa cada um dos resistores, ou seja, It = I1 + 12 + In.
O valor da resistência equivalente desse tipo de circuito elétrico é sempre menor que o valor de qualquer uma das resistências que compõem o circuito. Essa resistência equivalente é dada através da fórmula: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/Rn.
Associação mista
Associação mista é o tipo de associação em que há a mistura de