Relatório de Cinética Química (Físico Química)
Cinética química é o estudo da velocidade das reações, de como a velocidade varia em função das diferentes condições e quais os mecanismos de desenvolvimento de uma reação.
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. A teoria das colisões, para as velocidades de reação, estabelece as seguintes condições que devem ser satisfeitas: I. Para que a reação ocorra é necessário que as moléculas reagentes colidam entre si.
II. Para que a haja uma colisão efetiva as moléculas dos reagentes devem possuir uma orientação adequada (geometria favorável) no instante da colisão para promover choques efetivos, isto é, que resultem em quebra de ligações.
III. Ainda para que a colisão seja efetiva, as moléculas que colidem devem ter valores mínimos de energia, suficientes para promover choques efetivos, sendo que esta energia recebe o nome de energia de ativação.
Energia de Ativação é a energia mínima necessária para a formação do complexo ativado. A energia de ativação (Ea) é sempre igual à diferença entre a energia do complexo ativado e a dos reagentes. Portanto, quanto maior a energia de ativação de uma reação, menor será a velocidade dessa reação e vice-versa:
Eativação = Ecomplexo ativado - Ereagentes
Complexo ativado é uma estrutura intermediária entre os reagentes e os produtos, com ligações intermediárias entre as dos reagentes e as dos produtos.
Velocidade de uma reação química é o aumento na concentração molar do produto por unidade de tempo ou o decréscimo na concentração molar do reagente por unidade de tempo, também pode ser definida como o produto das concentrações molares dos regentes, elevadas a certas potências, multiplicado por uma constante de proporcionalidade “k”, a qual relaciona velocidade e concentração e varia com a temperatura.