Relat Rio Cinetica
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Anderson Couto Dos Santos, aluno do curso de química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no âmbito da parte experimental da disciplina CFP382 - QUÍMICA GERAL II Experimental, durante o 2o semestre/2014.
A disciplina é ministrada pelo Prof. Eliezer Pereira da Silva. Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado “cinética química ".
Amargosa, 26 de Março de 2015
____ Anderson Couto Dos Santos
Relatório
2.Introdução teórica : Para que possamos entender melhor as reações químicas é necessário entender alguns conceitos sobre cinética química.
Cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas de processos químicos e os fatores que as influenciam. A cinética química principia com a determinação experimental das taxas de reação das quais as equações cinéticas de reações químicas e as constantes de velocidade são derivadas. Leis de taxa relativamente simples existem para reações de ordem zero, reações de primeira ordem, reações de segunda ordem, e podem ser para outras.
Existem vários fatores que influenciam na velocidade da reação, dentre eles podemos citar:
Natureza dos reagentes: dependendo de quais substâncias reagimos, o tempo das reações variam. Reações ácidas, a formação de sais, as trocas iônicas são reações rápidas. Quando as moléculas grandes são formadas as reações tendem a ser muito lentas.
Temperatura: com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas em um sistema e consequentemente o número de colisões efetivas entre elas. Um exemplo disso são os alimentos que ficam na geladeira, eles demoram mais para estragar porque as reações químicas feitas pelos microrganismos são retardadas pelas baixas temperaturas.