Relatório de Calorimetria
Cada etapa do experimento foi realizada em triplicata, com a finalidade de se obter dados experimentais com maior grau de confiança. A primeira parte do experimento consistiu na calibração do calorímetro, procedimento necessário devido à troca de calor do calorímetro com o sistema que está contido no seu interior.
Nessa parte, inicialmente, pesou-se na balança semi-analítica uma massa de água fria e logo após, fazendo uso do termômetro de mercúrio, mediu-se e anotou-se a temperatura da mesma. Em outro béquer, pesou-se a mesma quantidade de água fria e colocou para aquecer até a temperatura de aproximadamente 70 °C na placa de aquecimento.
Por fim, adicionou-se a água aquecida à água fria no interior do calorímetro e, depois de esperar a temperatura se estabilizar, registrou-se a temperatura obtida através do termômetro de mercúrio. Os mesmos procedimentos foram realizados mais duas vezes, a fim de reduzir os erros de experimentação. Para calcular a capacidade térmica do calorímetro utilizamos a Equação 3, onde o índice H2Of se refere à água fria, o índice H2Oq à água quente e Te é a temperatura de equilíbrio do sistema.
Ccal=-mH2Oq∙CsH2O∙Te-TH2Oq+mH2Of∙CsH2O∙(Te-TH2Of)Te-TH2Of (3)A segunda parte do experimento tinha como finalidade a determinação da entalpia de neutralização de um ácido forte e uma base forte. Num primeiro momento, pipetou-se 50 mL de uma solução de HCl 1,00 mol.L-1 para o calorímetro e anotou-se a temperatura. Logo após, pipetou-se para um béquer 50 mL de uma solução de NaOH 0,1023 mol.L-1 ,mediu sua temperatura e anotou-se o resultado.
Num último momento, a solução de NaOH foi adicionada à solução de HCl do interior do calorímetro. Agitou-se suavemente para que pudessem se homogeneizar e após alguns instantes mediu-se temperatura da solução, verificando se a mesma estava constante. Para calcular o calor liberado pela reação utilizamos a Equação 5.
Qr=-Ccal∙Te-Ts1+m1∙C1Te-TI1+m2∙C2Te-TI2