Relatório de Bancada – Desbaste e Corte
Aula prática
Santos/2014
Introdução
Esta atividade baseou-se em realizar o desbaste e corte de uma peça retangular de ferro, objetivando conhecimentos teóricos e práticos sobre a função e aplicação das ferramentas lima, morsa de bancada e arco de serra. Contendo ferramentas de origem de até aproximadamente 1000 a.C. e ainda utilizadas hoje, este experimento foi antecedido por orientação de professores qualifiquados, os quais falaram sobre os equipamentos e suas funcionalidades, que consequentemente contribuíram para o andamento das etapas.
Ferramentas utilizadas
Lima: seu primeiro registro de utilização está na Bíblia, datando 1090 a.C., com a funcionalidade de afiar as ferramentas primitivas. Com o passar dos anos, Da Vinci, em 1490, desenvolveu uma máquina para produzir limas, porém, só atingiu o auge de sua eficiência após as invenções de Bernot, Nicholson, Whipple e Weed. A disposição dos componentes, foram colocadas dois tipos de lima:
Corte duplo: dois grupos de dentes diagonais. O segundo grupo de dentes é picado na direção diagonal oposta e sobre o primeiro grupo de dentes. As limas de corte duplo são usadas com pressão maior do que as de corte simples com a finalidade de desbastar o material. (ver figura 1);
Grossa: A grosa apresenta uma série de dentes individuais formando um corte agressivoque é usado principalmente em madeiras, cascos de animais, alumínio e chumbo. (ver figura 2)
Morsa de bancada: é uma ferramenta de fixação de peças, composto por duas mandíbulas, sendo uma móvel (movida por parafuso e porca) e outra fixa. Essas mandíbulas contém mordentes estriados e temperados para maios aderência e fixação. Ao girar o manípulo, avança-se ou recua-se a mandíbula móvel, apertando ou soltando o material. (ver figura 3)
Arco de serra: formado por um arco de material metálico, com apoio para segurar e dois parafusos borboletas para fixação da serra, tem como