Relatorio sobre furadeira
Três
Três
10
11
12
12
12
A) Objetivo ______________________________________________________
B) Introdução _____________________________________________________
C) Materiais e Equipamentos _________________________________________
D) Descrição da Prática _____________________________________________
F) Análise dos Resultados ___________________________________________
G) Conclusão _____________________________________________________
H) Referências Bibliográficas ________________________________________
Objetivo
- Aprender o funcionamento da furadeira e os processos de furação, alargamento, escareamento e rosqueamento através da confecção de uma peça conforme desenho fornecido.
- Conhecer as ferramentas utilizadas nesta prática, assim como a sequência de operações destacando o processo de confecção da rosca.
Introdução
Furadeira mecânica
A furadeira mecânica é uma máquina operatriz derivada dos antigos tornos mecânicos. Estas máquinas juntamente ao torno mecânico deram origem à outras máquinas operatrizes como as fresadoras, e retíficas de cilindros.
Componentes de uma furadeira
A furadeira é uma máquina especializada composta em geral de um cabeçote, chamado fuso, que põe em rotação uma ferramenta chamada broca.
A ferramenta chamada broca é uma haste metálica confeccionada em metal duro muitas vezes produzido pelo processo de sinterização composto de canais helicoidais que facilitam a saída de material erodido ou usinado do gume de corte para fora do furo, semelhante à um parafuso de Arquimedes. A broca penetra no metal ou outro material deixando um furo redondo e de dimensões precisas.
Portanto, as furadeiras são máquinas operatrizes especializadas em fazer furos.
Tipos de furadeiras
Existem diversos tipos de furadeiras, entre estas destacam-se as furadeiras horizontas, as furadeiras industriais, as furadeiras verticais, as furadeiras radiais e as furadeiras manuais.
Furadeiras