Relatório de aula prática
Osmose é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia. Podemos observar este processo quando temperamos uma salada de tomate com sal, por exemplo. Logo após um tempo há o acumulo de uma solução aquosa no recipiente, que é a água que as células perderam para o meio, que estava hipertônico em relação à célula.
Para o experimento foram necessários
4 – Backers, cada contendo:
H2O DESTILADA
H2O + 20% de NaCl
ÁLCOOL
H2O + DETERGENTE
1 – Bastão de Vidro
1 – Pinça
1 – Recipiente com 12 pedeços de Beterraba (Célula Vegetal)
Processo: Para dar início ao exeprimento, pegamos a pinça e colocamos colocamos 2 cubinhos de beterraba em cada backer e mexemos com o bastão de vidro e aguardamos 10 minutos e abservamos o que acontecia nesse periodo, vimos que os líquidos dos recepientes mudaram a coloração e algumas beterrabas sofreram mudanças físicas.
(Imagem primeiros 10 minutos)
Após os primeiros 10 primeiros minutos, mexemos novamente e aguardamos mais 10. Se passaram 20 minutos no total e fizemos a análise do que aconteceu após esse tempo. Vimos que a água estava com a coloração mais forte e com mudanças físicas mais evidentes.
(Imagem após 20 minutos
Análise de cada Backer
- H2O DESTILADA No primeiro backer vimos que em relação ao meio (água), vimos que a água esatava hipertônico e a beterraba hipotônico. Então conclui-se que a beterrada ficou mais macia, clara e aumentou seu tamanho pro Osmose.
- H2O + 20% de NaCl
No segundo backer contendo 20% de Nacl, em relação ao meio (sal) que estava em maior quantidade a água estava hipertônico e a beterraba hipotônico. Vendo isso podemos afirmar que a beterraba diminuiu de tamanho e ficou mais escura, e após um tempo