Relatório de aula prática de cnidários
O Filo Cnidaria apresenta animais marinhos, onde fazem parte as hidras, medusas, anêmonas-do- mar e corais. Nos cnidários observa-se o princípio de uma organização tecidual. Existe uma boca, rodeada por tentáculos, e uma cavidade digestiva, chamada cavidade gastrovascular. O antigo nome celenterado provém de cele, que significa cavidade e entero que quer dizer intestino. Já a denominação Cnidaria provém de estruturas (células) de defesa características do filo, chamadas cnidócitos. A presença de boca e cavidade digestiva é de grande importância no significado evolutivo.
Características gerais:
Os cnidários são diblásticos, possuem simetria radial, com tentáculos ao redor da boca com espaço interno para digestão, a “cavidade gastrovascular”, o corpo consiste em dois tecidos: epiderme e gastroderme têm presença de cnidócitos contendo nematocistos e sistema nervoso em rede difusa presente. Os membros deste filo podem apresentar-se em duas formas estruturais distintas: medusa, a qual é de vida livre e pólipo, que vive fixo em substratos (rochas, conchas, etc). O pólipo pode, em certas circunstâncias, se deslocar através de movimentos tipo “mede-palmos” e por cambalhotas (por exemplo, as hidras).
O Filo Ctenophora (do grego ktenos, pente e phoros, portador) é exclusivamente marinho. Possui indivíduos medusoides, embora a simetria radial tenha se transformado em birradial por meio de dois tentáculos. Presença de cavidade gastrovascular com boca e poros anais. A parede do corpo tem duas camadas de células entre as quais há uma espessa mesogléia que apresenta amebócitos e fibras musculares lisas. A locomoção se dá por placas ciliadas fundidas (placas de pentes) dispostas em oito faixas orais/aborais. As trocas gasosas ocorrem por difusão. São carnívoros e hermafroditas na totalidade.
A parede do corpo é formada por três camadas: epiderme,