Relatório Praia de Jaguaribe - Itamaracá
1 - Introdução
A região costeira de Itamaracá apresenta uma grande produtividade. A praia de Jaguaribe, apresenta ainda, estuários e mangues, grandes ecossistemas cheios de vida. O recife observado, fica localizado na praia de Jaguaribe- Itamaracá, e tem como características duas pedras, a Pedra do Jacaré, e a Pedra do Anel, que são cortadas por um pequeno rio, vindo de um mangue branco presente na área. O presente relatório, consta as análises e observações desse ambiente, mostrando assim todos as espécies que nele vivem, fatores bióticos e abióticos que ele compõem.
2 – Objetivo
Com o objetivo de observar a fauna bentica, a presença de macroinvertebrados, e analisar a diversidade da ictiofauna na praia de Jaguaribe, localizada na ilha de Itamaracá - PE, presente no recife e na região costeira, foi realizada uma aula prática. Foram realizadas coletas, e registradas a temperatura e salinidade nos 180m delimitados para observação. O alvo de análise foi o recife, onde se localiza a Pedra do Jacaré, e a Pedra do Anel. Foi registrada a grande presença e dominância de moluscos e cnidários, nos pontos observados.
3 - Descrição de Área
A ilha de Itamaracá, está localizada 50 km ao norte de Recife, fica separada do continente pelo canal de Santa Cruz e pelos rios que nele deságuam. Pela beleza, valor histórico e proximidade da capital do Estado, a área apresenta grande potencial turístico. O complexo estuarino de Itamaracá vem sendo alvo de ocupação indiscriminada por parte do setor industrial e turístico, além do aumento da densidade populacional, tais fatores de degradação, puderam ser observados na aula prática.
Por estar localizada na zona litoral e zona da mata, a área apresenta um clima tropical do tipo Am' com transição para As' no sistema de Köeppen e uma precipitação com balanço anual positivo. A temperatura do ar mostra máxima absoluta de 34ºC,