Protozoários, Esponjas e Cnidários
Conteúdo de referência: Protozoários, Esponjas e Cnidários.
Introdução
Protozoários são microrganismos cuja classificação é feita com base nas estruturas de locomoção que eles apresentam e devido a isso foram agrupados no Reino Protista junto às algas unicelulares crisófitas, euglenófitas e pirrófitas de acordo com suas semelhanças mais evidentes. Todos são seres eucariontes, ou seja, possuem núcleo celular organizado dentro do envoltório nuclear, a maioria é heterótrofa, embora alguns sejam autótrofos, produzindo clorofila e com ela fazendo a fotossíntese para produzir seus próprios alimentos.
Materiais Utilizados: - água de diversas fontes: água do mar, água doce de ambiente lótico e água doce de ambiente lêntico.
- lâminas e lamínulas;
- pipetas;
-microscópio óptico
Procedimento:
a) Retire algumas gotas de amostra diferentes fonte de água coloque-a sobre lâmina e cubra com lamínula identificada com a fonte de origem. Observe ao microscópio, primeiro ao menor aumento e em seguida, analise os detalhes celulares num aumento maior. Protozoários e outros microrganismos de vida livre, normalmente, são mais facilmente encontrados juntos a algum material sólido orgânico. Estas amostras apresentam uma grande variedade de protozoários e microrganismos de água doce. Faça uma análise geral da biodiversidade do material, procurando alguns tipos de protozoários para em seguida, analisá-los mais detalhadamente sob aumento maior.
b) Considerando todas as amostras de protozoários da aula, tente distinguir ao menos um representante para cada um dos grupos de protozoários flagelados, protozoários amebóides, protozoários formadores de esporos e representantes do filo Ciliophora. Esquematize e anote as características observadas durante a aula que fizeram com que você correlacionasse cada organismo com seu grupo. Durante a observação e esquematização, tente identificar alguma organela,