Relatório de aula pratica
Instituto Superior de Educação Comenius - ISEC
Curso: Licenciatura plena em Ciências Biológica
Prof: Francisco Soares Neto
Pólo: Teresina-Pi
Disciplina: Fisiologia vegetal
Relatório
Beneditinos/Outubro
Introdução
Clorofila é um pigmento que dar cor verde as plantas. Estar localizado nos tilocóides que ficam nos cloroplastos. Os tilocoides são membranas bem organizadas que fica no interior dos cloroplastos que forma pilha entre se, que chamadas de granas. Cada elemento da pilha é chamado de tilocóides, que por sua vez tem a função de captar e absorver a luz, nela é realizado fotossíntese que é uma dos mais importantes processos que a planta faz para sua alta sobrevivência.
Objetivo
- Extração da clorofila a absorção da sustentação luminosa.
- Identificar os pigmentos e através disso entender o papel da clorofila nas plantas.
Materiais e métodos
Materiais:
- Álcool
- Cadinho
- Pistilo
- Folha diversa
- balão volumétrico
Métodos:
1 – Macerar as folhas (massas)
2 – Adicionar o álcool (reagem com as células e com a clorofila). Dilui.
3 – Pega o volumétrico e coloca o líquido que esta dentro do cadilho clorofila extraída das folhas e o álcool. (não acrescenta água).
4 – Colocar ao sol para ver a mudança da cor do liquido deixar exporto pó 2 horas ao sol.
Resultado e Discussão
Foram feito na experiência 4 estações, nessa prática possibilita o recolhimento dos pigmento de clorofila das plantas de almendra e capim ( plantas que foram certificadas no experimento que ante tinha a coloração verde clara. Percebi-se visualmente após o processo de extração e de espera de 30 minutos exposta a luz solar em um balão volumétrico uma mudança de cloração para uma cor verde marrom. A clorofila por ter em uma de suas funções a capacidade de captar luz e a transformar em energia se utilizando nas sínteses de oxigênio e composto orgânico. Esta capacidade possibilita uma melhor