Relatório de aula pratica química geral
Aula pratica nº19 – Células Eletroquimicas
Química Geral
Curso de Eng. de Alimentos EAN1 17/06/06
Introdução Teórica
A transformação de energia química em energia elétrica é realizada em células eletroquímicas.
As reações químicas que ocorrem nas células eletroquímicas são denominadas reação de oxi-redução ou redox.
Numa reação de oxi-reação, elétrons são transferidos de uma reagente (o redutor) para o outro reagente (o oxidante).
A transferência de elétrons ocorre devido à diferença de potencial elétrico entre os dois pares. A diferença de potencial é medida por voltímetro.
Para observar e medir a diferença de potencial da reação de é necessário construir a célula de zinco-cobre(pilha de Daniell).
A diferença de potencial entre o zinco e o cobre é 1,10 volt. Mas qual é o potencial do zinco e qual o potencial do cobre?
O potencial eletrônico de cada par não pode ser medido diretamente: é medido em relação a uma semi-reação, usada como referencia, em condições padronizadas.
A semi-reação de referencia é a redução do hidrogênio, para a qual de atribui, arbitrariamente, o potencial zero.
A medida dos potenciais eletrônicos é feita acoplando cada semi-celula à semi-celula de hidrogênio.
Quando se constrói uma célula de zinco e hidrogênio, verifica-se que o eletrodo de zinco tem sua massa diminuída e ocorre liberação de gás hidrogênio. A diferença de potencial observada é 0,76 volt. Como a IUPAC recomenda o uso de potenciais de redução, iremos utilizar a semi-reação de redução alterando o sinal do valor do potencial:
Zn 2+(aq) + 2e- → Zn(s) . E = -0,76 volt. Acoplando a semi-celula de cobre à de hidrogênio, verifica-se que o eletrodo de cobre tem sua massa aumentada e não há produção de gás hidrogênio. A diferença de potencial encontrada é 0,34 volt.
Acoplando semi-celula de varios sistema à semi-celula de hidrogênio, foi possível medir o potencial de semi-reação de oxidação-redução.
Esta medidas foram feitas