Relatório de análise de comportamento
Este relatório tem como finalidade abordar assuntos relacionados à psicologia experimental como, por exemplo, a observação em análise do comportamento e a coleta de dados das ações do sujeito e da situação do ambiente. A interação do individuo com o ambiente é o ponto de partida para o estudo do comportamento. São tais interações que tentamos interpretar para poder entender por que o individuo se comporta de determinada maneira em determinadas situações. Entendendo esse processo, é possível fazer com que o individuo passe a se comportar nas mesmas situações de maneira diferente ou ainda, da mesma maneira em diferentes situações.
Este trabalho consiste em estudarmos o comportamento de um sujeito, observados em uma vídeo aula de bateria por 15 minutos, dando ênfase em sua fala, sendo devidamente marcado dentro deste período determinado, todas as vezes que o sujeito pronuncia a palavra “Né”.
Para Skinner (1983), quando os processos de comportamento são observados em condições controladas, torna-se possível localizá-los em um contexto mais amplo. Podemos identificar e selecionar os aspectos significativos tanto no comportamento como no ambiente. Assim é possível, também através de uma análise experimental, abandonar aspectos insignificantes e seguir uma investigação com acentuada curiosidade em direção ao que for relevante.
Segundo Moreira e Medeiros (2007), da mesma forma que comportamentos seguidos de consequências reforçadoras aumentam de frequência e continuam ocorrendo, no caso em que esses mesmos comportamentos não forem mais reforçados e, portanto, não produzirem mais a conseqüência reforçadora, eles voltam a ocorrer numa frequência próxima a que ocorriam antes de serem reforçados.
Com a conclusão do experimento e obtenção de resultados, os mesmos são comparados com os resultados de outros dois grupos que realizaram o mesmo experimento com as mesmas condições físicas e instrumentais para que, com isto,