RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO TEMA INVESTIGADO: Narrativa
Essa pesquisa discute as formas e brincadeiras de meninos e meninas e como se constrói, buscando o fato que eles possuem papéis e comportamentos pré- determinados. Apresenta também uma reflexão sobre troca de papéis sexuais nas brincadeiras, fazendo uma discussão sobre os brinquedos considerados “certos” e “errados para cada sexo.”.
A pesquisa foi realizada no Instituto Nossa Senhora da Piedade que se concentra no Flamengo, Rio de Janeiro, com crianças de 5 e 6 anos.
Objetivou-se a investigar, com base na observação e narração dos fatos ocorridos em sala de aula, as manifestações de namoro, fez com que o estudo propôs a tratar o tema das relações de gênero de uma perspectiva diferenciada, na tentativa de um olhar não “adulto”, observando atentamente as violações dos papéis de gênero nos momentos de brincadeiras, possibilitando novas formas de ser menino e de ser menina.
2. Embasamento teórico
Sobre o ponto de vista entre os três artigos escolhidos tendo o embasamento sobre a educação sexual e a construção do gênero. O artigo “A construção do feminino e do masculino no processo de cuidar crianças em pré- escolas” de Vera Lúcia de Oliveira Gomes, fala que as crianças são influenciadas pelos membros familiares na hora da interação assim interioriza as crenças e valores culturalmente determinados na sua primeira- infância. E diz: “Atualmente, é inegável que os primeiros anos de vida constituem o alicerce para o harmonioso crescimento e desenvolvimento do individuo.”. Como foi dito acima a criança incorpora as regras de conduta pelas crenças de seu meio.
Por sua vez o gênero feminino e masculino nos corpos é sempre feita em um contexto de uma determinada cultura, portanto haverá marcas dessa cultura, mas nunca se esquecendo de que é a família que tem o papel fundamental na produção desse inconsciente.
Já no artigo “Uma experiência de educação sexual na pré-escola” fala muito sobre o processo de Educação sexual e