Relatório Circuito RC
7° Relatório
CAMPINA GRANDE - PB
05 DE FEVEREIRO DE 2015
INTRODUÇÃO
O experimento foi realizado na intenção de determinar a constante de tempo de descarga de um circuito RC.
Um capacitor é um dispositivo cuja propriedade fundamental é armazenar carga elétrica através de um campo elétrico, e possui uma relação bem definida com a tensão, pois a razão entra a carga e a tensão é sempre constante e denominada capacitância.
No SI, temos a capacitância em Farads (F).
Um circuito RC é um circuito formado por um Resistor um Capacitor e uma chave de posição para carregar ou descarregar o capacitor. Nele aparecem correntes transitórias, que só existem em curtos espaços de tempo.
Figura 1 - Circuito RC
Estando o capacitor inicialmente descarregado, ligamos a chave na posição de carga e notamos que a força eletromotriz fará com que os elétrons saiam da placa superior e se dirijam à placa inferior através do fio, de modo que após um certo tempo a placa superior tenha cargas positivas em excesso, isto é, fica carregada positivamente com carga +q, e conseqüentemente a placa inferior com –q. Isto causa um campo eletrostático entre as placas.
A energia fornecida pela f.e.m. terá uma parte dissipada pelo resistor por efeito Joule, e parte armazenada pelo capacitor na forma de campo elétrico.
À medida que a placa inferior carrega-se negativamente torna-se mais difícil introduzir nela cargas negativas, portanto, a corrente diminui continuamente até que num determinado instante, a diferença de potencial entre as placas do capacitor torna-se igual a força eletromotriz e praticamente não haverá mais movimento de cargas. Podemos então dizer que o capacitor está carregado.
Aplicando a 2º lei de Kirchhoff no circuito RC, e sabendo que nesse circuito a corrente é a taxa de aumento da carga no capacitor, chegamos à seguinte equação:
Essa equação é denominada equação diferencial de primeira ordem não homogênea, e cuja