Relatorio Circuito RC
Gustavo G. Fávero
Mathias Thelen
Maurício Kesrwani
Rodrigo Queiroz
Núcleo de Física – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Av. Brasil, 4232, Independência, Medineira, Paraná e-mail: elizandrasehn@hotmail.com
Resumo. Um circuito RC é formado por um resistor e um capacitor, e o seu funcionamento é um do mais simples se levarmos em conta os filtros eletrônicos. Os dois componentes podem estar ligados tanto em série, quanto em paralelo. E são alimentados por uma fonte de tensão. Quando um circuito é ligado, há um período de transição, durante o qual a corrente e a queda de tensão variam de um valor inicial até um valor final em todos os elementos. Depois deste período de transição, chamado transiente, o circuito é dito estar em regime estacionário. Observaremos esse fenômeno mais adiante.
Palavras chave: Circuitos. Resistor. Capacitor.
Introdução Capacitor é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. Os capacitores são utilizados nos mais variados tipos de circuitos elétricos, nas máquinas fotográficas armazenando cargas para o flash, por exemplo. Eles podem ter o formato cilíndrico ou plano, dependendo do circuito ao qual ele está sendo empregado. Quando há a junção de capacitor com resistor, temos um circuito elétrico denominado RC. E para uma melhor compreensão, vamos analisar o seguinte circuito:
Figura 1: Circuito RC.
Quando a chave está na posição 2, o capacitor se encontra descarregado. Porém, quando a chave muda para a posição 1, o capacitor começa a carregar até atingir uma carga máxima. Fazendo a analise do circuito pela Lei de Kirchhoff, temos: Chave em 1:
E + VR + VC = 0
Porém,
Portanto,
Chave em 2:
Portanto,
Reescrevendo (2),
Fazendo a integral de ambos os lados,
Então para