Relatório Cinética Química
CINÉTICA QUÍMICA
Dourados-MS, 01/10/2013
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
CINÉTICA QUÍMICA
Curso: Química
Disciplina: Química Geral Experimental
INTRODUÇÃO
A Cinética Química estuda as velocidades das reações e também os fatores que as alteram. O seu estudo também permite a compreensão dos mecanismos por que passa a interação dos reagentes para chegar aos produtos.
A diversidade de fatores que influem na velocidade de uma reação e seu possível controle pode ser trabalhada no laboratório. Átomos e moléculas não são vistos, no entanto, necessitamos de “evidências” da reação química. Assim, desprendimento de gás, mudanças de coloração, aquecimento ou resfriamento do sistema, formação de substâncias insolúveis, são evidências de reações químicas.
A velocidade de uma reação refere-se à variação na concentração de uma substância por unidade de tempo. Fatores como, concentração, temperatura e catalisador podem alterar a velocidade de uma reação química. Mudanças de coloração no meio reacional permitem medir o tempo da reação. Essas reações são conhecidas como “reações relógio”.
Os catalisadores são substâncias que aceleram as reações químicas, mas que não se transformam. Eles aceleram as reações porque diminuem a energia de ativação necessária para formar os produtos. Reações que possuem alta energia de ativação tendem a ocorrer mais lentamente do que as que possuem baixa energia de ativação. E os catalisadores desempenham essa função de diminuir a energia de ativação.
A temperatura também interfere na velocidade da reação e é inversamente proporcional ao tempo, ou seja, quanto maior a temperatura, mais rápida a reação é a reação e quanto menor a temperatura, mais lenta a reação.
Outro efeito que altera a velocidade da reação é a concentração, sendo que a mesma é diretamente proporcional a velocidade. Quanto mais concentrado, mais