Relatório calorimetria
1. INTRODUÇÃO
A calorimetria é o estudo do calor transferido durante um processo físico ou químico.
Esta determinação baseia-se na Primeira Lei da Termodinâmica: “a energia interna de um sistema isolado é constante”. As medidas calorimétricas são realizadas para determinar a condutividade térmica ou capacidade calorífica de materiais, bem como ganhos e perdas de energia decorrentes de transformações físicas ou químicas.
Um objeto sofrendo uma mudança de temperatura sem reação nem muda de estado físico absorve ou descarrega uma quantidade de calor igual à sua capacidade térmica multiplicada pela variação de temperatura.
2. OBJETIVO
Determinar a quantidade de calor necessária para provocar uma determinada variação de temperatura (Δt) na massa de 100 ml de água;
Determinar a quantidade de calor ( Q) liberado por segundo;
Determinar o calor específico ( c ) do óleo ;
3. MATERIAIS E REAGENTES
bico de bunsen; béquer de 250 ml; água; óleo; cronometro; pirômetro;
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Água
Foi pesado 100 ml de água e colocou no tripé, após medir a temperatura inicial, ligou-se o bico de Bunsen e esquentou a água até 50 °c cronometrando o tempo gasto. Calculou-se a quantidade total de calor recebido pela água.
Óleo
Colocou-se a mesma massa de óleo ultilizado pela água e verificou-se a temperatura inicial. Após o resfriamento da tela de amianto (sem delisgar o bico de Bulsen) aqueceu-se o óleo pela mesma quantidade de tempo que se aqueceu a água. Efetuou-se a medição da temperatura final e deteminou-se o calor específico do óleo.
5. RESULTADO
Os dados coletados foram colocados na Tabela:
Volume
Massa
T inicial
T final
Calor Específico
Capacidade Termica
Tempo
Água
100 ml
99 g
26 °c
50 °c
1 cal/g°c
2376 cal
00:02:18
Óleo
108 ml
99 g
27 °c
76 °c
0,49cal/g°c
2376 cal
00:02:18
Com 100 ml (99g) de água foram