Relatório BPR5
Nome do Examinando: C.
Sexo: Feminino
Idade: 32 anos
Escolaridade: Superior Incompleto
Ocupação/Profissão: Estudante
Teste: BPR-5
Data de realização:
Motivo da aplicação do teste: Aprendizado
O examinado compreendeu perfeitamente as instruções lidas anteriormente à execução do teste de raciocínio BPR-5 (Baterias de Provas de Raciocínio), forma B. Não houve nenhum fator que interferisse na execução do mesmo. O ambiente estava tranqüilo e o examinado disposto a realizá-lo. Trabalhou de forma concentrada, analisando os itens das provas e refletindo sobre as respostas nas duas sessões de aplicação do teste.
De modo geral, a avaliação das capacidades cognitivas por meio do BPR-5 sugere que o examinando demonstrou possuir uma capacidade geral superior à média. Seu desempenho supera 99% das pessoas com o mesmo nível de escolaridade, conforme a tabela de normas do manual técnico do teste. Esse resultado sugere uma capacidade acima do que seria esperado nesse nível de escolaridade para resolver problemas relativamente novos os quais requerem a análise das informações apresentadas pela situação-problema, o relacionamento dessas informações, a criação de novas concepções abstratas e a dedução de resposta para o problema a partir de concepções.
Em relação ao perfil de capacidades específicas a examinada obteve o maior número de erros na prova de raciocínio abstrato, acertando 17 itens e, adquirindo assim, um percentil de 34% e EPN 94, o que significou um resultado dentro da média, ressaltando que este resultado foi obtido por falta de tempo, deixando a examinada de fazer 7 questões. Já na prova de raciocínio mecânico, acertou 21 itens, correspondendo a um percentil de 96 % e um Escore Padrão Normalizado (EPN) de 126; o que demonstra uma habilidade acima da média prevista em problemas práticos que envolvem conteúdos físicos-mecânicos. Na prova de raciocínio espacial acumulou 18 acertos, tendo um percentil de 86 % e EPN de 116. Este