Relatório Ação Social Ratones
CENTRO DE CIÊNCIAS SÓCIOECONÔMICAS
KEYSSE DE SOUZA
RELATÓRIO – AÇÃO SOCIAL COLONINHA
FLORIANÓPOLIS
2014
Introdução:
O presente trabalho apresenta a experiência do voluntariado no evento “II Carreteiro Solidário” organizado pela ONG Ação Social Coloninha, que está situada nos fundos da Igreja Presbiteriana Independente no bairro Coloninha.
A OSCIP atua desde 2009 e acolhe crianças e jovens no contra turno escolar buscando a socialização dos mesmos num bairro com crescente marginalização. A ONG vem sofrendo dificuldade para atender suas crianças da maneira que julga ideal. A falta de um refeitório é a principal dificuldade encontrada atualmente, pois não há como servir as refeições adequadamente. O tamanho reduzido da cozinha também dificulta o trabalho dos colaboradores. O que impede a resolução desses problemas é a falta de recursos disponíveis para a ONG, pois as despesas atuais consomem quase totalmente a receita arrecadada, e a possível solução do problema é a elaboração de um evento que visa arrecadar recursos para a construção do refeitório e ampliação da cozinha que atualmente não está atendendo suas crianças da forma vislumbrada devido à inadequação da sua estrutura existente.
Discussão teórica e Crítica:
São atendidas aproximadamente 70 crianças e adolescentes (de 06 aos 16 anos), provenientes da Coloninha, sendo que metade delas frequenta a ONG na parte da manhã, a outra metade à tarde, e somente na hora do almoço é que todas as crianças se encontram. A sede da ONG tem capacidade de recebê-los e realizar as atividades diárias, porém passa por dificuldades na hora da refeição, visto que a área disponível para a cozinha e o refeitório é muito pequena para acomodar todos os participantes de forma agrupada, o que limita as possibilidades dos organizadores em oferecer uma alimentação suficiente e adequada às crianças.
Teoria x Crítica - Os Três Pilares de Combate à Pobreza: