Relatório aula prática Mecânica dos Fluidos sobre "Determinação do número de Reynolds"
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
Resumo: Esta prática estabelece valores para determinação de número de Reynolds e de acordo com esses valores encontrados é possível definir o tipo de escoamento.
Palavras-chave: Prática, Reynolds, Escoamento.
Abstract: This practice provides values for determining the Reynolds number and according to these values found it is possible to define the type of flow.
KEYWORDS: Practice, Reynolds runoff.
____________________________________________________________________________
1 Introdução
Esta aula de laboratório teve a finalidade visualizar em experimento prático os diferentes regimes de escoamento: laminar, transição e turbulento.
Define-se escoamento como qualquer simples alteração na forma inicial do fluido, sob a ação de esforço tangencial. Também pode ser chamado de "fluidez". (CIMBALA, 2007)
O escoamento pode ser classificado, quanto à direção de sua trajetória, em: laminar, quando as linhas de corrente se formam como "lâminas" paralelas que escoam em baixa velocidade; e turbulento, onde as linhas de corrente formam pequenos turbilhões ao longo do escoamento, geralmente em altas velocidades. (FOX, 2001)
Entre os regimes laminar e turbulento pode-se caracterizar um regime transitório (ou de transição), em que as linhas de corrente não perdem totalmente a individualidade. Este região representa grande instabilidade. Ocorrendo qualquer perturbação, o regime passa a ser turbulento. (CIMBALA, 2007)
Outros tipos de classificação seguem abaixo:
I) Quanto à variação no tempo:
- permanente: as propriedades do fluido e sua velocidade não variam no tempo, num dado ponto do escoamento, podendo variar de ponto a ponto;
- não permanente: as propriedades do fluido e sua velocidade variam no tempo, num dado ponto do escoamento, podendo variar também de ponto a ponto;
II) Quando à variação da trajetória:
- uniforme: numa dada