Relatório aula prática de bioquímica
A Bioquímica concentra-se no estudo dos compostos orgânicos e de suas reações no interior dos organismos vivos. Ela analisa esses fenômenos de maneira detalhada explicando-as, bem como, as substâncias químicas envolvidas e os fatores responsáveis pelo desencadeamento e manutenção de tais fenômenos. O laboratório é o lugar privilegiado para a realização de experimentos com o intuito de analisar e explicar tais fenômenos. E o reconhecimento e entendimento de tais materiais laboratoriais são de fundamental importância para um prático manuseio e facilidade nas reações feitas com as substâncias. Devido as substâncias ter variados níveis de toxidade e periculosidade deve-se ter muito cuidado no manuseio e saber lidar-se com os possíveis acidentes.
Objetivo
Reconhecer e saber manusear os materiais e equipamentos existentes no laboratório, e saber manusear e ter as devidas precauções com inflamáveis, ácidos e bases fortes.
Materiais e Métodos
Tubo de ensaio: São feitas reações químicas em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de bunsen.
Béquer: Serve para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. E também pode ser aquecido utilizando o bico de bunsen em conjunto com a tela de amianto.
Erlenmeyer: Sua forma cônica evita perdas de líquido devido a agitação. Pode ser aquecido em chapa elétrica ou bico de gás sobre tela de amianto.
Balão volumétrico: É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão. Não deve ser aquecido para não descalibrar e o traço de aferição é uma marca no colo do balão com o qual deve coincidir a parte inferior do menisco líquido.
Pipetas: Medem e transferem volumes de líquidos. Existem as pipetas volumétricas que medem apenas um dado volume o que caracteriza sua precisão e as pipetas graduadas que mensuram vários