Relatório aula prática 01
Relatório Aula Prática I
Experiência 1:
2) a) 2,5 mL: Pipeta de 5 mL b) 17 ml: Pipeta de 25 mL c)0,5 mL : Pipeta de 1 mL
e)5,8 mL : Pipeta de 10mL f)1 mL : Pipeta de 1 mL
4) Observamos que ao transferir os 100mL de agua do béquer para o balão volumétrico, a água não atingiu a marca de 100mL, isso devido a não precisão do béquer e também pela imperfeição na calibração dos aparelhos volumétricos.
5) Ao transferirmos os 25ml de água de uma pipeta volumétrica para uma proveta de 25mL, concluímos que a agua atingiu a mesma marcar, devido a precisão dos aparelhos volumétricos.
Experiência II
Ligando: Abre-se o gás principal. Em seguida verifica-se se as “janelas” estão fechadas. Abre-se o bico de gás. Acender o bico. Abrir as “janelas”.
Desligando: É desligado o bico de gás, em seguida o gás principal, depois as “janelas” são fechadas.
Resultado Amostras
Lítio - Carmim Sódio - Amarelo
Potássio – Violeta Cálcio – Vermelho-tijolo
Estrôncio – Vermelho Bário – Verde
Cobre – Azul Chumbo – Azul-claro
Cada amostra fez o fogo ter uma coloração diferente, algumas acabaram tendo mais do que uma cor porque estavam contaminadas.
Experiência III
(3.1) Reação Endotérmica: Constatamos que ao agitar o tubo de ensaio contendo as amostras, o mesmo chegou à temperatura de 8ºC, ou seja, misturando e agitando o tubo a temperatura diminuiu.
(3.2) Reação Exotérmica: Constatamos que o rosa se desprendeu, deixando o fundo do tubo quase que totalmente rosa e mais acima o resto das amostras com coloração transparente.
(3.2) Após aquecido o Dicromato de Amônio, acaba formando o óxido de cromo, fazendo a cor laranja se desprender. A reação é semelhante a de um vulcão entrando em