Tec adm pess
Diferentemente do que vemos hoje a área de RH/Departamento De Pessoal, passou por várias evoluções para que ao longo do tempo pudesse alcançar uma visão estratégica, e deixou de ser um departamento que apenas se resumia em admissão, pagamentos e demissão. Conforme o texto analisado este desenvolvimento teve quatro pontos principais à saber:
Fase 1 – Gestão de Pessoas como Departamento Pessoal- Como dito anteriormente as atividades do Dp se resumia praticamente em contratar, pagar, e demitir pessoas, serviço este que poderia ser executado por um contador. As leis eram ditadas pelo empregador, sem levar em contas as necessidades do empregado. Passou-se á observar que nos processos de admissão não bastava somente contratar, era necessário saber quem se estava contratando, qual sua experiência na função, fazendo-se necessário então à exigência de documentos, referências entre outros.
Fase2- Gestão de Pessoas como Gestão do Comportamento Humano- Marcado pelo surgimento das primeiras leis trabalhistas 1930. Onde achava-se que o chefe de pessoal deveria conhecer todas a legislação visando evitar problemas para o empregador. Surgimento da escola de relações humanas onde os gerentes passaram a exercer seu papel de forma mais adequada e humana, principal preocupação da então área de RH.
Fase3- Modelo Estratégico de Gestão de Pessoas- Integração das áreas e departamentos, o RH passou a fazer parte das estratégias corporativas da empresa.
Fase4- Gestão de Pessoas como Vantagem Competitiva- a partir de agora a área de RH, passa a fazer referência à questão da competitividade e agregação de valores, atuando de forma estratégica nas empresas com pessoal capacitado a desempenhar seu papel .
Hoje podemos observar que os quatro modelos estão inseridos nas organizações ainda nos dias atuais, se levarmos em consideração o ramo de atividades e tamanho das organizações. Com estas mudanças o profissional de DP