Relatório ATPS Potencial de membrana
Potencial de membrana é gerado pela diferença da carga entre o interior e exterior da célula, esse potencial costuma ser em -70mv em repouso; O potencial de ação ocorre quando à despolarização da membrana, com isso os canais de Na+ presentes são aberto e uma pequena quantidade da Na+ extracelular vai para o citoplasma até que a potencial da membrana chega a +35mV nesse momento os canais de Na+ se fecham e canais de K+ se abrem e com isso o K+ volta a seu mV natural, como isso precisaremos da bomba de Na+ e K+ que serve como um processo de transporte ativo que move as substancia contra um gradiente de concentração que onde ocorre a quebra de ATP, a bomba move íons de sódio Na+ para fora e íons de K+ para dentro da célula.
Relatório
Na face interna da membrana da célula, existe um potencial eletroquímico de = - 90mV, sendo seu interior mais negativo do que o exterior. Há também diferentes concentrações iônicas de maior sódio fora da célula e menor dentro da célula e inversamente no caso do potássio.
A membrana em repouso fica permeável aos íons potássio, quando há uma elevada concentração do mesmo dentro da membrana, fazendo com que saiam espontaneamente, sem algum gasto de energia. Quando ocorre o aumento da entrada dos íons sódio, desencadeia-se o potencial de ação.
Com cargas positivas no interior da membrana, sua polarização muda, ficando menos negativa. Chamamos este estágio de despolarização.
Através dos canais extras de sódio e potássio na membrana e com a movimentação iônica, nasce o impulso nervoso por toda a fibra nervosa.
Após a fibra ter sido despolarizada, ela tende a ficar impermeável ao sódio. A perda das cargas positivas induz o interior da membrana a passar pelo processo de repolarização, ou seja, voltar ao seu estado eletroquímico basal = - 90mV.
É importante ressaltar que no intervalo de tempo das reações, o mecanismo de transporte ativo de sódio e potássio, mais conhecido como bomba de sódio e potássio ou bomba de