Contra O Muscular Trabalho Pronto
O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso
O objetivo deste Relatório é sintetizar o conceito sobre o Sistema Muscular caracterizado pelas propriedades de contração e distensão das células, determinando a movimentação dos membros e vísceras, que por sua vez, é dividido em: Músculo estriado cardíaco, liso e esquelético. Os músculos geram em média 40% de nossa massa corporal e são responsáveis por todos os nossos movimentos. Por exemplo, o movimento dos globos oculares acompanhando esta linha é resultado da contração de músculos ligados assim como de todos os outros músculos do corpo. A contração muscular, além de permitir a locomoção dos mais diversos tipos de movimentos corporais, também é responsável pela movimentação dos órgãos internos, como o batimento do coração, a pulsação das artérias, a impulsão do bolo alimentar no tubo digestório, a eliminação das secreções e excreções por glândulas e etc. Os músculos são constituídos por Tecidos Musculares que se caracterizam por apresentar células altamente contrateis. Nos músculos há também tecido conjuntivo, no qual estão situados os vasos sanguíneos que atuam na nutrição e na oxigenação das células musculares. Ele (Tecido conjuntivo) é responsável pela transmissão dos tecidos vizinhos da força gerada da contração muscular.
O estímulo para a contração muscular é geralmente um impulso nervoso, que se propaga pela membrana das fibras musculares, chegando até ela por meio de um nervo. Passando pela membrana das fibras musculares (sarcolema), atinge o retículo sarcoplasmático, fazendo com que o cálcio ali armazenado seja liberado no citoplasma. Ao entrar em contato com as miofibrilas, o cálcio desbloqueia os sítios de ligação da actina e permite que esta se ligue à miosina, iniciando a contração muscular.
Os miofilamentos: actina e miosina
Toda a célula muscular contém filamentos protéicos contráteis de dois tipos: actina e miosina. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são