Relatório Análise em Amônia
Engenharia Sanitária e Ambiental
CET112 – Qualidade da Água II
Análise em Amônia
Relatório N° 05
Camila Oliveira Costa – P02
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Engenharia Sanitária e Ambiental
Professora: Alessandra Valentim
2012.2
CRUZ DAS ALMAS – 2013
1 – Resumo
O nitrogênio amoniacal ou amônia é formado por processo de decomposição de matéria orgânica, é uma substância não persistente e não cumulativa que não provoca danos fisiológicos a humanos ou animais, porém em grandes quantidades pode causar sufocamento de peixes. As substâncias nitrogenadas orgânicas sofrem decomposição até o nitrato, passando pela amônia, por este motivo, a presença desta indica poluição recente. O objetivo do experimento foi determinar a toxidade de amônia em uma amostra de água residuária, através do método alfakit.
Palavras-chave: amônia; qualidade da água; alfakit.
2 – Introdução
Nitrogênio amoniacal corresponde ao nitrogênio proveniente de um composto derivado do amoníaco. É normalmente expresso em miligramas de nitrogênio por litro (NBR 9896/1993). Em uma análise de água os compostos de nitrogênio são registrados como: nitrogênio orgânico, nitrogênio amoniacal, nitrogênio Kjeldahl, nitrato, nitrito. A presença de compostos de nitrogênio na água é usualmente admitida como indicação da presença de matéria orgânica (UTFPR).
A amônia é a mais reduzida forma de nitrogênio orgânico em água e inclui NH3 (amônia) e NH4+ (íon amônio) dissolvidos. Embora a amônia seja somente um pequeno componente no ciclo total do nitrogênio, esta contribui para a fertilização da água tendo em vista que o nitrogênio é um essencial nutriente para as plantas(UTFPR)..
Águas naturais contém concentrações de nitrogênio amoniacal inferiores a 0,1 mg/L. A amônia é uma substância tóxica não persistente e não cumulativa e sua tipicamente baixa concentração não afeta ao homem nem a