Relatório analítico
Laureate International Universities
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RODOLFO DOLEN BASTO
GESTÃO ESTRATÉGICA
Relatório Capitulo 1
Manaus
2012
RODOLFO DOLEN BASTO
GESTÃO ESTRATÉGICA
Relatório Capitulo 1
Trabalho solicitado à turma ADN 0504, para obtenção parcial de nota na disciplina Gestão Estratégica, ministrada pelo profª Idalto Baraki Osnir, Esp.
Manaus
2012
Relatório Analítico
O capítulo Motivações para Planeja, discorre sobre as posturas típicas dos executivos quanto ao ato de planejar, ilustrando com a resposta à pergunta “Como você percebe a visão de futuro de sua organização?” as razões para o planejamento organizacional, deixando claro que o futuro não pode ser ignorado.
Mostra que entre as atitudes típicas em relação ao futuro esta a tradicionalista, que vive o presente em função do passado condicionando assim o hoje da empresa.
Outra atitude, a pragmática, se comporta em virtude dos acontecimentos do presente atuando apenas de forma reativa a este.
Também destaca que na atitude estratégica existem alguns aspectos nas formas de encarar o futuro por algumas organizações. Entre eles esta a atitude otimista que vê o futuro sempre forma positiva. A pessimista que em contra partida espera sempre o pior. E a extrapolação que enxerga o futuro como uma continuação do passado e presente.
Estes aspectos são falhos, devido não conter em essência a atitude estratégica correta que olha para o presente com um olhar crítico a partir de um futuro desejado. Tomando ações que façam a organização ao prazo desejado chegar ao objetivo idealizado.
Um outro fator importante que o capitulo traz é o mau uso do tempo como falha no planejamento estratégico, e mostra a regra 40-30-20 que conclui que em média são gastos de 3% e 5% do tempo dos executivos para a construção de uma visão compartilhada de futuro.
A mentalidade estratégica dividi-se em: Imediatista que tem sua visão voltado à