Ologopolio
Introdução
O presente trabalho compreende a essência e a natureza do Oligopólio. Primeiramente começa-se por definir o Oligopólio por vários Autores. No desenvolvimento encontra-se factores que funcionam como barreiras na estrutura Oligopolista, características, equilíbrios e vários outros pressupostos.
Objectivos
Geral: * Definir a natureza do Oligopólio.
específicos: * Analisar até que ponto o oligopolista maximiza o seu lucro; * Avaliar o nosso mercado e o Oligopólio.
Métodos: * Pesquisa de obras literária e a compilação com a internet.
Oligopólio
Segundo Mankiw (2005), oligopólio é uma estrutura de mercado em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares e idênticos.
Exemplos:
* Mercado de petróleo cru; * Mercado de bola de ténis; * Mercado da rede de telefonia móvel.
Segundo PINHO, Vascosselo (2005), oligopólio é uma estrutura de mercado com pequeno número de Empresas que dominam o mercado, formando barreiras a entrada de novas empresas. As organizações podem fazer parte do mercado oligopolista das seguintes formas: * Oligopólio contratado: onde um pequeno número de empresas dominam um determinado sector. * Oligopólio competitivo: onde um pequeno número de organizações dominam um sector com muitas empresas.
Algumas empresas propõem-se em maximizar seus lucros, enquanto outras preferem maximizar a participação no mercado ou a margem de ganho sobre os custos. Esses objectivos tanto definem a estrutura de mercado a que a organização pertence, assim como influenciará a informação de seus preços.
Factores que Funcionam como Barreiras na Estrutura Oligopolista
Segundo