Relatório analítica (identificação de cátions)
Relatório De Aula Prática Química Analítica Qualitativa
EQUIPE: Caio Lopes, Jéssica Loureiro, Thamires Colnaghi, Giovana Alquati
Professora Marcia Aparecida Zeferino Garcia
Bauru
2012
Mg2+
HPO42- + OH- ↔ H2O + PO43- (1)
Mg2+ + NH4+ + PO43- + 6H2O ↔ MgNH4PO4.6H2O (2)
Ba2+
Este cátion foi confirmado através do teste de chama, sabendo-se que o bário deverá apresentar, em teste de chama, coloração verde-amarelada.
Sr2+
Este cátion foi confirmado através do teste de chama, sabendo-se que o estrôncio deverá apresentar, em teste de chama, coloração vermelho-carmim.
Ca2+
Este cátion foi confirmado através do teste de chama, sabendo-se que o cálcio deverá apresentar, em teste de chama, coloração vermelho-tijolo.
Perguntas
1- Qual teste deve ser utilizado para comprovar a existência de Mg2+ na amostra? Em que meio a reação é realizada e porque?
2- Após precipitar Ba2+, Sr2+, e Ca2+ se efetuarmos uma filtração, qual íon deve ser pesquisado no filtrado?
3 - Porque adicionamos ácido acético nos precipitados de carbonatos de bário, cálcio e estrôncio? Montar a reação que ocorre?
4- Como se deve separar Ba2+ de Ca2+ e Sr2+?
5- Como se deve separar Sr2+ de Ca2+? Porque se deve aquecer até ebulição?
6- Após precipitar Ba2+, Sr2+, e Ca2+ se efetuarmos uma filtração, qual íon deve ser pesquisado no filtrado? A presença de amônia é necessária?
7- Porque em análises clinicas existem alguns tubos, VACUETTE, usados para coleta de sangue, com oxalato de potássio?
Respostas
1- Para identificação do Mg+2 podemos adicionar uma solução de monohidrogeno (fosfato de sódio), se for positiva a presença deste cátion haverá formação de precipitado branco cristalino (MgNH4PO4.6H2O). Esta reação é realizada em meio básico na presença de hidróxido de amônio, tamponando a solução.
2- O Bário (Ba2+) será