As políticas sociais e a questão social na atualidade
ALUNO: AGLAILTON – SERVIÇO SOCIAL
As políticas sociais e a questão social na atualidade
Atualmente, podemos presenciar que a sociedade passa por um período em que as expressões de uma sociedade antagônica apresentam-se cada vez mais de forma ditadora e excludente, favorecendo um desenvolver, segundo Marx, de uma sociedade de classes, onde prevalecerá um pequeno grupo da população detentora do capital.
O capitalismo, sistema econômico dominante após o período do fim do Feudalismo, surgirá como ferramenta principal nesse desenvolver dessa sociedade, pois o mesmo baseia-se em busca de lucros, favorecendo, consequentemente, o desenvolver das entidades privadas, onde se observa que é de extrema necessidade a utilização da mão-de-obra da classe trabalhadora para o impulsionamento dessa sociedade que vende sua força de trabalho por um salário que não supre todas as necessidades da família de um cidadão.
A questão social, como objeto do Serviço Social, será um reflexo da ascensão do capitalismo deixado na sociedade, pelo qual, a população desprovida de capital passará a enfrentar essas expressões, muitas vezes agindo como se aquela realidade fosse algo natural originado das camadas sociais. Entre as consequencias mais vistas, podemos citar: a pobreza, a violência, a exclusão social, a fome e miséria de boa parte, uma educação pública sem qualidades, enfim são diversos os fatores que, de uma forma ou de outra, originam-se da questão social e afetam a vida das famílias da classe trabalhadora.
As Políticas Sociais atreladas ao desenvolvimento do capitalismo e as expressões da questão social vem com o objetivo de fornecer meios e recursos para minimizar esse cenário de desigualdade social que presenciamos, trazendo em seu bojo intelectual a luta e defesa da consolidação de uma sociedade igualitária que busque atender a todos sem distinção nenhuma. Surge também, como algo revelador da questão econômica, política e cultural vivenciada no