Relatório Airbus 380
Entre as mais importantes invenções do homem, a invenção do avião foi uma das mais importantes para o desenvolvimento mundial. Existem muitas utilidades para esses veículos aéreos que a cada dia passam a impressionar mais seus passageiros com suas novidades tecnológicas. E o maior e mais genial avião para transportar passageiros foi criado pela empresa Airbus, o grandioso A380. Um projeto realizado por muitos engenheiros, técnicos e especialistas na área da aviação conseguiram construir esse fabuloso jumbo.
Apesar de ter um ótimo projeto o maior avião do mundo enfrentou algumas dificuldades, tendo que passar por inúmeros testes para alçar voo pela primeira vez. Em sua construção foi exigido matérias novos, ultraleves, com quatro turbinas gigantescas e potentes e um controle de voo mais sofisticado que qualquer outro existente na aviação comercial, com um investimento de 12 bilhões de dólares. Em testes realizados não se aceitavam falhas, por menor que fosse, seria um desastre esmagador para a Airbus, pois atingiria o público do mundo todo.
O projeto para montagem do A380 começou em 1998 com vários novos desafios a serem enfrentados como: o tamanho extraordinário dos seguimentos individuais, formato oval da própria aeronave, fuselagem de dois andares e assim por diante. Além disso as ferramentas usadas para o A340 tinham que ter substituídas. A engenharia e a fabricação do Airbus são gerenciadas centralmente, mas dependem de uma equipe multifuncional e transnacional com praticas de trabalho completamente integradas, que trazem a capacidade e o conhecimento técnico de 16 diferentes locais, na Alemanha, França, Espanha, Grã-Betânia. Cada local produz sessões da aeronave que são subsequentemente transportados para a montagem final em Toulouse ou Hamburgo, além de componentes individuais para partes alemãs da aeronave, os membros da equipe de Bremen produzem todos os flaps de pouso necessários para o Airbus no processo de montagem estrutural. Estas são