Relatório AEC
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE PSICOLOGIA
BRUNO CEPPI
PRIMEIRA SESSÃO EXPERIMENTAL
Análise Experimental do Comportamento
ADRYSSA BRINGEL DUTRA
MARIANA FARIAS
FORTALEZA – CEARÁ
2013
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório foi desenvolvido a partir das práticas realizadas no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da Universidade Federal do Ceará, sendo parte integrante da disciplina de Análise Experimental do Comportamento, ministrada pelo professor Bruno Ceppi. Possui como objetivo proporcionar aos alunos do Departamento de Psicologia, que cursam o quarto semestre, uma experiência prática no que concerne aos experimentos desenvolvidos em Análise do Comportamento.
Inicialmente, foi realizada uma mensuração do nível operante, o qual é definido pelo modo como o sujeito se comporta antes de passar por qualquer manipulação experimental. “Classificamos como comportamento operante como aquele comportamento que produz consequências (modificações no ambiente) e é afetado por elas. Desse modo, uma resposta emitida pelo organismo produz uma alteração no ambiente” (MOREIRA; MEDEIROS, 2007). Tem-se, assim, a noção de condicionamento operante fazendo referência a comportamentos que são aprendidos em função de suas consequências. São as consequências de nossos comportamentos que vão influenciar suas ocorrências futuras. Este registro é importante para uma comparação de antes e depois da nossa intervenção, e verificar se esta teve efeitos sobre o nosso sujeito experimental.
Posteriormente, foi realizada a segunda prática que consistia em uma preparação (“treino ao bebedouro”) para a etapa seguinte. Logo em seguida, iniciou-se a terceira prática da primeira sessão experimental: modelagem RPB (Resposta de Pressão a Barra). A modelagem, segundo M. Moreira e C. Medeiros (2007), é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento, sendo o resultado final um