Relatório adm geral
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
THIAGO ALCANTARA
RA 50366
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROFª. EAD: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE
GUAÍRA
2012
RESUMO
ABSTRACT
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a gestão de conhecimento surgiu como um dos principais focos de preocupação em grandes organizações. Mais do que a tecnologia, o conhecimento é chave para companhias que pretendem agregar valor a seus produtos e serviços (SVEIBY, 2000). Companhias de sucesso são hoje caracterizadas por possuírem a capacidade de gerir seu capital intelectual, produzindo conhecimento e rapidamente disseminando-o através da organização, tendo como resultado novos produtos e serviços.
A globalização está fazendo com que as empresas, que não possuem proteções oficiais das reservas de mercado, tenham que se ajustar à Nova Economia. Precisam ajustar seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas.
Por isso, muitas empresas já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos e administradores, não mais como simples “Recursos Humanos”, mas sim, como “Capital Humano”.
Esse novo enfoque destaca que as pessoas são a parte crucial de uma empresa, e como tal, têm necessidade de serem desenvolvidas, gerenciadas e tratadas com o mesmo respeito distinguido a todos os outros capitais. Na Nova Economia, as mudanças ocorrem com extrema rapidez e as pessoas, apesar de não acompanharem essas mudanças com a mesma velocidade, têm que se ajustar às novas situações, necessitando de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguirem atingir os objetivos empresariais.
Por outro lado, as empresas por muito tempo não deram o devido valor dos conhecimentos de seus funcionários. Hoje, sabe-se que a soma desse conhecimento tem um valor e que mensurá-lo e tê-lo sob controle, acima de tudo, aplicá-lo em favor da empresa, torna-se um diferencial