relatório acidos e bases
Um ácido pode ser definido da maneira mais simples como uma substancia que, quando dissolvida em água, se dissocia formando íons hidrogênio como os únicos íons positivos. Alguns ácidos dissociam-se do seguinte modo:
HCL H+ + Cl-
Ácido clorídrico íon cloreto
HNO3 H+ + NO3-
Ácido nítrico íon nitrato
Sabe-se que os íons hidrogênio (prótons) não existem em soluções aquosas. Cada próton combina-se com uma molécula de água, por coordenação com um par livre de elétron no oxigênio da água, e forma-se assim o íon hidrônio:
H+ + H2O H3O+
Os métodos experimentais provaram a existência de íons hidrônio, em solução ou em estado soído. As reações de dissociação acima indicadas, derivam, pois, são expressas como uma reação entre o ácido e a água:
HCl + H2O H3O + Cl-
HNO3 + H2O H3O+ + NO3-
Os ácidos que produzem um íon hidrogênio por molécula, ao se dissociarem, são denominados ácidos monobásicos. Os ácidos monobásicos são: ácido perclórico (HClO4), ácido bromídrico (HBr), ácido iodídrico (HI) etc.(1)
Substâncias ácidas são consideradas perigosas pelo fato de terem a propriedade de destruir estruturas moleculares assim como dissolver matéria orgânica com muita facilidade dependendo da força e da concentração do ácido. Existem ácidos fortes que em alta concentração conseguem diluir metais bastante resistentes como o Magnésio por exemplo. Isto ocorre devido à oxidação promovida pelos hidrônios.
Mg(s) + 2H+(aq) = Mg2+(aq) + H2(g)
É extremamente perigoso trabalhar com substâncias ácidas sem o uso de equipamentos de proteção tais como luvas, óculos, avental, etc.
A força do ácido é um parâmetro determinado através da sua constante de ionização Ka . Quanto maior o valor Ka , maior a quantidade de íons H+ liberados na solução e como consequência mais forte é o ácido.(2) A constante de ionização é um valor semelhante à constante de equilíbrio, portanto varia apenas com a