Relatório Abajur de Convecção
ANTÔNIO VITOR BARBOSA FERNANDES
EDICARLOS SOARES FERNANDES ALMEIDA
LUCAS AFIF DOS SANTOS OLIVEIRA
ABAJUR DE CONVECÇÃO
ARACAJU
2013
ANTÔNIO VITOR BARBOSA FERNANDES
EDICARLOS SOARES FERNANDES ALMEIDA
LUCAS AFIF DOS SANTOS OLIVEIRA
ABAJUR DE CONVECÇÃO
Relatório de prática experimental apresentado à Universidade Tiradentes, como pré-requisito da disciplina Física II, turma E15, ministrada pela Prof. Dr. Jeanderson de Melo Dantas.
ARACAJU
2013
1. METODOLOGIA
Para a montagem deste projeto foram necessários: cartolina, folha de ofício, pedaço de madeira, lâmpada de 60 w, fio com plugue e bocal, fio de solda, fita adesiva, estilete, tesoura, régua, compasso, bocal de lapiseira e cola comum. A montagem consiste em duas partes distintas. A primeira parte da montagem consistiu na construção da base de madeira com bocal (soquete), lâmpada e fio com plugue. Junto à lâmpada acompanhando a sua curvatura foi fixado à base de madeira um pedaço do fio de solda, onde na extremidade livre foi colocado o bocal de lapiseira. O esquema desta primeira montagem pode ser observado na Figura 1.
Figura 1: Base do abajur de convecção.
A segunda parte da montagem consistiu na montagem de um cilindro girante. Para construí-lo foi necessário inicialmente, recortar a cartolina em formato de retângulo, formando aletas e depois colou-se as extremidades. A parte superior do abajur consiste em um disco (de raio aproximadamente 8,0cm), feito também de cartolina. Em seguida fez-se pequenas aberturas com aletas ligeiramente inclinadas 45º para a saída do ar quente e marcou-se o centro do disco onde o qual ficou equilibrado sobre o bocal de lapiseira, o que proporcionou liberdade de movimento por parte do abajur. Por fim, foi colado cada aleta nas bordas do disco com cola comum, obtendo-se assim o cilindro girante como pode ser observado na Figura 2.
Figura 2: Cilindro girante pronto.