TCC
Atualmente vivemos em um espaço onde a natureza é profundamente agredida diante do uso desenfreado de materiais e descarte de resíduos que provocam a deterioração do meio ambiente. Vários estudos e pesquisas abordam este desordenamento, enfatizando grandes mudanças a serem tomadas nas diversas atividades humanas, para que se consiga um equilíbrio entre o meio natural e o meio humano.
No âmbito da construção civil, devem ser buscadas alternativas que impliquem no processo de mudança cultural no que diz respeito às diversas formas de se construir e habitar de forma responsável fazendo uso de novos meios alternativos, e adaptando meios existentes.
Diante desta posição global, com os problemas de sustentabilidade e preservação dos recursos naturais teve-se no ideal de permacultura a solução, associando à construção civil a adequação de edificações que agridam o mínimo possível à natureza e, ao mesmo tempo trabalhem em conjunto para criação de sistemas alternativos e autônomos oriundos de fontes renováveis.
Visando a ideia de sustentabilidade agregada a benefícios na construção civil, pretende-se desenvolver um projeto residencial fundamentado em recursos alternativos que gerem vantagens para a sociedade partindo de técnicas apropriadas concebidas com responsabilidade socioambiental.
Segundo Sattler (2007), a preocupação com os danos causados pelo homem, a sua reparação, assim como a criação de projetos para reduzirem o impacto ambiental, em um futuro próximo devem adquirir maior influência nas propostas de edificações.
Sendo assim, os principais aspectos da Permacultura, sistema embasado na criação de ambientes sustentáveis, trabalhando a natureza de forma a suprir as necessidades humanas, abre portas para soluções de modo responsável com a natureza no desenvolvimento de projetos que busquem:
‘‘... Trabalhar com a natureza e não contra ela... Observar os sistemas e suas funções, ao contrário de esperar somente um produto destes, além de permitir que o