Relatório 6 lei dos gases
Objetivos da aula: Compreensão e reprodução das leis que regem o comportamento dos gases ideais, estabelecimento do teor do carbonato em uma amostra sólida, obtenção do volume de um gás e aplicação a pressão de vapor no cálculo da pressão de um gás coletado sobre a água.
Reagentes e seus respectivos perigos
Antiácidos efervescentes: Contém hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3), popularmente conhecido como bicarbonato de sódio. O NaHCO3 é encontrado na forma de pó ou cristais, de coloração branca, sal inorgânico, estável nas condições normais de temperatura e pressão, solúvel em água, não inflamável e atóxico.
Periculosidade: Ao entrar em contato com os olhos pode causar leves irritações. Não causa efeitos adversos ao entrar em contato com a pele. Se ingerido em grandes dosagens poderá causar distúrbios gastrointestinais. Quando inalado em altas concentrações de pó poderão provocar tosse e escorrimento nasal.
Ácido clorídrico (HCℓ): Solução aquosa, incolor, odor irritante, ácido inorgânico, volátil, solúvel em água, estável, tóxico e não inflamável.
Periculosidade: A ingestão provoca severa corrosão da boca e trato gastrointestinal. A inalação causa irritação do trato respiratório. Na pele causa queimaduras. Nos olhos causa queimaduras, podendo levar a vítima á cegueira.
Água destilada (H2O): Líquido incolor, inodoro, estável, totalmente solúvel em água, atóxico e não inflamável.
Periculosidade: Substância não perigosa e atóxica e inofensiva tanto para o meio ambiente quanto para o ser humano.
Primeiros Socorros
Para todos reagentes listados anteriormente se segue os mesmos procedimentos de socorro à vítima:
Inalação: Remover a vítima para local arejado. Caso o indivíduo esteja com dificuldades respiratórias, utilizar a respiração artificial ou ventilação com aparelhagem apropriada. Procurar assistência médica de