LEI DE GRAHAM DE DIFUSÃO E EFUSÃO
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
DISCIPLINA: FÍSICO-QUÍMICA
LEI DE GRAHAM DE DIFUSÃO E EFUSÃO
EDSON ALEXANDRE
IANA ALVES
MÉRCIA COUTO QUARANTA
TILAK OLIVEIRA MÜLLER
YASMIN ROCHA
ARACAJU, 2014
EDSON ALEXANDRE
IANA ALVES
MÉRCIA COUTO QUARANTA
TILAK OLIVEIRA MÜLLER
YASMIN ROCHA
LEI DE GRAHAM DE DIFUSÃO E EFUSÃO
Relatório apresentado à disciplina Físico-Química, sob orientação do prof. Dr. Giancarlo Richard Salazar Banda, como requisito parcial para obtenção de nota.
ARACAJU, 2014
SUMÁRIO
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3
2. OBJETIVOS 4
3. MATERIAIS E MÉTODOS 4
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERENCIAS 7
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Lei de Graham: a velocidade de difusão ou efusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade.
Matematicamente, essa lei pode ser expressa pela equação: v α
Ou, relacionando dois gases diferentes, temos:
A unidade usada nesse caso é o “volume que escapa por unidade de tempo”; sendo, portanto, geralmente L/min (litros por minuto).
Assim, gases com menor densidade difundem-se mais rapidamente. Se estiver na mesma condição de temperatura e pressão, pode-se também fazer uma relação disso com a massa molar do gás: quanto maior a densidade do gás, maior será a sua massa molar e menor a sua velocidade de difusão; e vice-versa. Desse modo, temos:
DIFUSÃO:
Processo onde as moléculas gasosas movem-se pelas paredes porosas ou em outro meio, sendo a velocidade de difusão proporcional à velocidade molecular média.
E como foi observado na fórmula cima, Graham encontrou que a velocidade de difusão de um gás através de um outro é inversamente proporcional à raiz quadrada da densidade do gás.
EFUSÃO:
É a passagem de um gás através de uma abertura de um orifício. A velocidade de efusão de uma gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade ou de sua massa molar.
A velocidade de efusão é inversamente proporcional ao tempo que uma dada