Relatório 5 - CARGA E DESCARGA DE UM CAPACITOR
LABORATÓRIO DE FÍSICA III
PRÁTICA 05 - CARGA E DESCARGA DE UM CAPACITOR
RELATÓRIO TÉCNICO
Contagem, 2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
Analisar o comportamento da corrente em função do tempo, durante o processo de carga e descarga de um capacitor.
1.
2.
2. INTRODUÇÃO
2.1 CAPACITOR
O capacitor se parece um pouco com uma bateria. Embora funcionem de maneira totalmente diferente, tanto os capacitores como as baterias armazenam energia elétrica.
O capacitor é um dispositivo muito mais simples que a pilha, e não pode produzir novos elétrons - ele apenas os armazena.
Capacitor de flash para máquina fotográfica
2.2 O BÁSICO
Como a pilha, o capacitor possui dois terminais. Dentro do capacitor, os terminais conectam-se a duas placas metálicas separadas por um dielétrico. O dielétrico pode ser ar, papel, plástico ou qualquer outro material que não conduza eletricidade e impeça que as placas se toquem. Você pode fazer facilmente um capacitor a partir de dois pedaços de papel alumínio e um pedaço de papel. Não seria um capacitor muito bom em termos de capacidade de armazenamento, porém funcionaria.
Em um circuito eletrônico, um capacitor é indicado da seguinte forma:
Quando você conecta um capacitor a uma pilha, é isto que acontece:
A placa do capacitor conectada ao terminal negativo da pilha aceita os elétrons que a pilha produz
A placa do capacitor conectada ao terminal positivo da pilha perde os elétrons para a pilha
Depois de carregado, o capacitor possui a mesma tensão que a pilha (1,5 volts na pilha significa 1,5 volts no capacitor). Em um capacitor pequeno, a capacidade é pequena. Porém capacitores grandes podem armazenar uma carga considerável. Você poderá encontrar capacitores do tamanho de latas de refrigerante, por exemplo, que armazenam carga suficiente para acender o bulbo de uma lâmpada de flash por um minuto ou mais. Quando você vê