Normalização & Qualidade
O Programa 5S é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na organização através da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Pretende ser uma ferramenta de auxílio às pessoas em direção a uma mudança comportamental que as condicione a procurar, sempre, o melhor, e a consegui-lo pela sedimentação e aplicação de novos hábitos.
Experiência não se transfere, granjeia-se. Nada mais natural do que estudar o sucesso dos outros, observar os métodos que eles aplicaram e, aplicando-os, nos mesmos, de forma adequada às nossas condições, caminharmos celebremente para o nosso próprio sucesso. Pode-se criar um ambiente de qualidade em torno de si, usando as mãos para agir, a cabeça para pensar e o coração para sentir, por meio do programa 5S. É só colocar em ação os CINCO SENSOS que estão dentro de cada um de nós:
O termo “senso” significa exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender.
Significa ainda a aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular. “Senso indica disposição para mudar e melhorar comportamentos”.
1º S: SENSO DE UTILIZAÇÃO (SEIRI)
Classificar o material no ambiente de trabalho: Necessário ou Desnecessário.
Separar o necessário do desnecessário e eliminar o desnecessário. Manter objetos e dados estritamente necessários no local de trabalho, a partir de critérios estabelecidos.
2º S: SENSO DE ORDENAÇÃO (SEITON)
Cada coisa no seu lugar: facilidade de acesso.
Guardar as coisas tendo em mente a eficiência, a qualidade e a segurança. Dispor os itens de forma sistemática.
3º S: SENSO DE LIMPEZA (SEISOU)
Foco na eliminação das fontes de sujeira: facilidade na execução das tarefas.
4º S: SENSO DE SAÚDE / ASSEIO (SEIKETSU)
Manter uma preocupação constante com os sensos de utilização, arrumação e limpeza, utilizando documentos e registros.
Transformar padrões