Bullying
Diariamente pessoas sofrem com esse tipo de discriminação. O Bullying! Atitudes discriminatórias que por vezes quem as pratica, não sabem da sua gravidade, e do grande problema psicológico que pode causar para quem os recebe.
Vivemos em um mundo diversificado, onde existem vários tipos de pessoas diferentes uma da outra; desde seus costumes, até sua forma de pensar, agir e falar... Diferenças físicas, intelectuais e etc.
No caso, um menino que sofre bullying por parte dos colegas de classe, pelo fato de não se socializar com os demais. O que fazer e como solucionar o problema? Precisamos saber lidar com esta situação!
●Conversar abertamente sobre a deficiência é uma ação que deve ser feita diariamente nas escolas, pois o bullying contra esse público costuma ser estimulado pela falta de conhecimento sobre deficiências.
●Desenvolver ações educativas.
●Ações informativas tanto para alunos e familiares.
●Orientar pais e familiares sobre como proceder diante da prática do bullying.
● Ter professores capacitados, atentos, e que saibam lidar com a situação.
Devemos nos colocar no lugar de quem esta sofrendo a ação discriminatória. Não iríamos gostar se sofrêssemos tal ação por sermos diferentes! E para finalizar, trabalhar a questão da conscientização nas escolas também é muito importante para solucionar ou amenizar o problema.
De acordo com a psicóloga Sônia Casarin, diretora do S.O.S. Down - Serviço de Orientação sobre Síndrome de Down, em São Paulo, é normal os alunos reagirem negativamente diante de uma situação desconhecida. Cabe ao educador estabelecer limites para essas reações e buscar erradicá-las não pela imposição, mas por meio da conscientização e do esclarecimento.
Não se trata de estabelecer vítimas e culpados quando o assunto é o bullying. Isso só reforça uma situação polarizada e não ajuda em nada a resolução dos conflitos. Melhor do que apenas culpar um aluno e vitimar o outro